12 julho 2010

Eddie Vedder "Obrigado por virem ao nosso último concerto em muito tempo"

Para quem esteve lá, confirma. A emoção foi muita, houve mesmo quem não conseguisse conter as lágrimas.

Numa actuação com uma excelente set-list, diferente das anteriores apresentadas em portugal, Edddie falou em Português "Obrigado por virem ao nosso último concerto - não o último de sempre, mas o último em muito tempo". Não estando à espera da reacção que publico demonstrou, Eddie rematou logo de seguida, dizendo para aproveitar a noite porque a banda não sabe quando volta. " Vedder agradeceu as ondas e o surf que sempre praticou em Portugal, pediu aos fãs que dessem uns mergulhos por ele (e por todos os outros músicos), recordou o primeiro concerto, "in a small place" (no Pavilhão Dramático, em 1995), elogiou o público nacional, "talvez a melhor audiência do planeta", e disse não haver melhor lugar no Mundo para a despedida.

A saída de palco, com a bandeira nacional aos ombros, sublinhou na perfeição a dedicação e o carinho que os Pearl Jam (e Vedder em particular) têm pelo nosso País.

Com o sentimento de saudade a marcar o tom, o concerto desenrolou-se entre a euforia rock de temas como ‘Animal', ‘Even Flow', ‘Why Go', ‘Once' e ‘Alive', entre outros, e a emoção contida de que foi exemplo maior ‘Yellow Ledbetter'. "Paz" foi a última palavra que Vedder deixou aos já saudosos fãs."

7 comentários:

Kenji disse...

Penso que a pausa será não só nas digressões como da própria banda. Em 2006 Pearl Jam e em 2009 Backspacer mostram-nos 3 anos de intervalo entre dois álbuns que levantaram muitas opiniões diferentes. A paragem talvez sirva para redefinir o som já que podemos mesmo ariscar dizer que todos os álbuns tem o seu próprio estilo, diferente e alguns até arrojados que é evidente neste ultimo trabalho dentro do pop.
Muitos anos juntos faz com que os membros das bandas tenham as suas próprias "guerras", conflitos que acabam por ser normal e os Pearl Jam já tiveram problemas por causa disso mesmo, umas pequenas férias farão bem, assim espero. Só espero que o tempo de espera não seja muito grande.

kat' freitas disse...

Tens toda a razão Kengi, de facto as pausas sempre existiram, esperemos é que não sejam muito mais longas que o habitual...


cumps

Val disse...

Kenji tens toda a razão. não percebo tanto alarido sobre isto. apenas mais uma coisa: foi impressionante a quantidade de pessoas que estavam por lá que parece que só queriam ouvir a Betterman ou a Just Breathe.
Eu acho que os Pearl jam não são nem nunca foram uma banda que apenas vivessem às custas de um Hit ou coisa parecida. somente para relembrar que os Pearl jam mudaram uma parte do mundo quando realizaram musicas como a Spin the black circle, Tremor Christ, Immortality , Oceans , Not for you , WmA , Hail, hail, in my tree , Nothingman , Jeremy, corduroy ou Smile. é importante, a meu ver, relembrar-mos constantemente da essência que os Pearl jam transportam.
Porque já não se fazem bandas como esta.
Obrigado pessoal.

kat' freitas disse...

val, exactamente!

eu senti-me nas nuvens quando ouvi a realese, a smile a nothingman, e outras...

já vieram com conversas que Pearl Jam é de modas (forúm blitz)até me começei a rir, trata-se de gente não faz a minima ideia quem sao aqueles senhores.

No concerto senti-me completamente deslocada qd tentei ir para a frente, não me senti de todo no ambiente de fãs de Pearl jam, então decidi vir para trás, mesmo assim tinha gente á minha volta que só sabiam a just breath e a betterman..vá e a alive..mas mal,lol!

cumprimentos*

Val disse...

Tens razão Kat, pois eu fiquei lá bem na frente e deparei-me com essa situação. e eu, pensei para os meus botões que os Pearl jam
não são essa amostra que muitos fazem querer. essa então das modas é tão descabida que nem pode ser comentada. ou então é uma moda estranha..que já dura há 20 anos.

A betterman é essencialmente uma canção triste. e toda a gente faz dela uma canção alegre.
Ao vivo parece que é uma canção que se transforma. ganha vida, parece esquizofrenica, não é o que parece.

Recentemente, O eddie disse que as plateias ao entoarem o Refrão da Alive ajudaram-no a combater a maldição que a letra carregava. porque hoje a Alive tem consideravelmente uma abordagem mais positiva que tinha antes.
e de facto, isto tambem se deve a estas pessoas que apenas sabem entoar estas canções. Elas contribuiram para uma mudança.

Mas, numa visão com larga escala, todos sabemos que os Pearl jam são de um tempo mais antigo que perdura até hoje. é importante saber o que foi feito nesse tempo por eles e tudo o que eles conseguiram mudar. Porque as musicas, as letras, os albuns e as Tours que eles fizeram mudaram o curso de vida de muita gente espalhada por esse mundo fora.

Obviamente que nem toda a gente tem que os ver desta forma.
é legitimo e válido que muitas pessoas possam apenas querer conhecer e cantar as musicas mais badaladas e acessiveis deles.
e mesmo até a essas pessoas..o meu BEM-HAJAM !

kat' freitas disse...

COMPLETAMENTE VAL!

pearl jam era de modas, é descabida msm!

realmente isso acontece msm,
a betterman é uma canção triste e de revolta, e realmente e toda a gente faz dela uma canção alegre, é msm..tens toda a razão..

e o que o msm acontece com a alive.

cumps*

Anónimo disse...

Saudações de um desconhecido!

É a primeira vez que vejo este blogue desconhecia completamente, o que me fez encontrar foi precisamente o meu desespero em relação ao que o Eddie disse. (Tentar saber de novidades) Foi das piores coisas que ouvi na vida, das piores sensações que tive, foi horrível...
Apenas tenho 24 anos, invejo quem teve oportunidade de viver anos 90 (movimento grunge) e ter visto Kurt Cobain e afins, e claro está Eddie Vedder e companhia "mais novitos".
Cada música destes Deuses tem um significado enorme, aquela voz doce, aquele timbre perfeito é uma coisa única (para mim)
Bem é melhor para por aqui...
Vou a passar um visitante atento e assíduo, porque o blogue é muito bom e lá está dedicado à melhor banda de todos os tempos a par de Nirvana.
Vamos esperar que os Pearl Jam descansem mas depois voltem em força como eles sabem fazer, para mais concertos no nosso magnifico país que eles tanto gostem.

p.s: Obrigado a vocês fãs de sempre por terem feito ao longo destes tempos com que o Eddie tivesse dito o que disse em relação ao que ele acha sobre o nosso público, sem vocês, a esta hora os Pearl Jam supostamente já se tinham esquecido do nosso Portugal e eu não teria assistido a estes 2 últimos memoráveis concertos, e ter vivido estas emoções todas.

Asta